Audiência pública apresenta balanço das ações e investimentos da Saúde em Timóteo
TIMÓTEO – A Secretaria de Saúde e Qualidade de Vida de Timóteo apresentou os resultados do terceiro quadrimestre de 2025 em audiência pública que aconteceu na tarde desta terça-feira (16), no auditório da Câmara Municipal. A prestação de contas foi realizada pela gestora do Fundo Municipal de Saúde, Luciana Cardoso e pela diretora de Atenção à Saúde, Nicole Cuqui.
Pela Câmara Municipal, participaram os vereadores Diogo Siqueira, Raimundinho, Lair Bueno, Leninha Dimas e Fred Gualberto. Os trabalhos foram conduzidos pela vereadora Renara Cristina, responsável pela coordenação do encontro.
O atual secretário de Saúde, Juliano Ribeiro de Souza, que assumiu a pasta há 15 dias, apresentou-se aos vereadores e compôs a mesa diretora do Legislativo juntamente com o presidente do Conselho Municipal de Saúde, João Henrique de Assis Aquino.
Os resultados demonstrados na planilha da Saúde 2025 (3º Quadrimestre) superaram o percentual mínimo de 15% da receita em serviços públicos de saúde conforme determina a constituição federal. Do montante de despesas no período, no valor de R$54,48 milhões, o município investiu R$22,5 milhões da receita própria, totalizando 24,62% em serviços que visam ampliar os atendimentos à população.
A Secretaria de Saúde destacou a construção do Centro de Atenção Psicosocial Infantojuvenil e unidades básicas de saúde, e a compra de novos equipamentos. No Centro de Saúde João Otávio, no bairro Olaria, houveram reparos no telhado e área interna para resolver infiltrações e serão instaladas placas de energia solar. Além da manutenção do tomógrafo do HMVB, a reforma do segundo piso, já em andamento, irá aumentar o número de leitos. Vale mencionar ainda a compra de mais uma ambulância para garantir os serviços de urgência e emergência da Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
Após a prestação de contas referentes ao 3º quadrimestre de 2025 os vereadores questionaram o prazo de entrega de obras, como a conclusão da reforma da UBS Cornélia Assis Ferreira. O legislativo mencionou sobrecarga na UBS do Ana Rita e solicitou a reabertura da unidade sede, que segundo relatou a equipe da Saúde, será entregue nos próximos dias à comunidade.
Segundo o secretário de Saúde, Juliano Ribeiro de Souza, os recursos da saúde que já estão sendo aplicados, serão supervisionados de perto.
“Estive no hospital (HMVB) no último domingo e verifiquei que nos últimos 60 dias foi realizado um número insatisfatório de cirurgias. Precisamos fazer mais cirurgias eletivas no município”, disse Juliano.
Dos recursos aplicados na área da Saúde do município, 49% são provenientes de receitas próprias, enquanto 36% têm origem em repasses da União e 15% são transferências da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. Os dados apresentados na prestação de contas evidenciam a gestão responsável dos recursos públicos, demonstrando a correta aplicação das receitas arrecadadas em benefício da população.